Folar de Carnes Transmontano

Vamos dormir fora! Mais logo á tarde avançaremos na auto-estrada em direcção a Mosteirô... que saudades eu tenho de tudo o que lá vamos encontrar!!!

Na bagagem levo os miúdos, o marido e um folar! 

O resto fica por conta do mimo que lá me espera!!!



FOLAR DE CARNES TRANSMONTANO

MASSA:
1 kg de farinha
50 gr de fermento de padeiro
1,5 dl de azeite
4 ovos (caseiros, se possível)
125 gr de manteiga
1 dl de água
1 pitada de sal fino
1 gema batida
azeite para untar
farinha para polvilhar

Dissolver o fermento na água morna.
Colocar a farinha numa taça grande e fazer um buraco no meio. Juntar o sal, o fermento dissolvido na água morna, os ovos, a manteiga amolecida e o azeite. Amasse até juntar todos os ingredientes.
Deite a massa sobre a bancada da cozinha e trabalhe bem até ficar homogénea e bem solta das mãos e da bancada.
Faça uma bola, polvilhe com farinha e deixe levedar por 1,5h.

RECHEIO:
Salpicão caseiro 
Chouriço caseiro
Entremeada fumada
Salsichão

Corte as carnes em pedaços toscos e reserve.

Depois de a massa dobrar de volume divida-a em quatro partes iguais.
Estenda três delas em redondo tosco, com o rolo da massa.

Num tabuleiro de forno com papel vegetal (pode untar o papel com azeite, eu não o faço) e colocar um circulo de massa, distribuir 1/3 das carnes. Novo circulo de massa e novamente carnes, e assim sucessivamente.

O ultimo pedaço de massa estenda também em redondo mas maior para que os bordos da massa 'abracem' o Folar completamente pelo exterior, Aperte para prender na base do primeiro circulo de massa.

Deixe levedar mais 1/2 hora, pincele com a gema batida com um pouco de água e leve ao forno por cerca de 40 minutos a 180º graus.

Deixe que fique com aspecto tosco, é mesmo assim!



Comentários

  1. Olá!
    Que ótimo aspeto!
    Tenho que experimentar.
    Passei por cá para ver as novidades e perguntar se recebeu a minha encomenda para o projeto XXS prematuros.
    Enviei 3 mantinhas e 7 gorros.
    Queria ficar descansada de que chegaram.
    Uma boa viagem e uma Santa Páscoa!

    Adelaide Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adelaide, bom dia!!! chegaram sim senhora! estive uns dias em formação fora do meu serviço e quando regressei estava aqui uma encomenda 'gorda' á minha espera!!! já tenho cerca de 18 mantas e um sem fim de gorrinhos e botinhas que irão seguir esta semana para a associação! vou fazer uma caixa grande e fotografo para mostrar aqui a todas as mulheres fantásticas que quiseram contribuir para esta causa! OBRIGADA!!!

      Eliminar
  2. Olá!
    Obrigada, queria estar descansada de que tinham chegado.
    Não tem que me agradecer, eu é que me sinto agradecida por nos ter proposto este projeto no qual pude participar.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Obrigada pela resposta queria estar descansada de que tudo tinha chegado bem.
    Não tem que me agradecer, eu é que me sinto agradecida por nos ter proposto este projeto no qual pude participar.
    bjinho

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Obrigada, queria estar descansada de que tinham chegado.
    Não tem que me agradecer, eu é que me sinto agradecida por nos ter proposto este projeto no qual pude participar.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. estes folares são para lá de bons. que apetite! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares